segunda-feira, 9 de abril de 2012

Centro de Energia e Personalidade


Olá pessoas, este tutorial, foi escrito pelo GRANDE animador Keith Lango, achei bastante interessante para ser traduzido, pois nele fala de como dar ênfase a personalidade dos nossos personagens na animação, apesar de ser um tutorial de 2002, ele fala de algo que vai estar SEMPRE presente na animação.

Aproveitem este tutorial, e gostaria apenas de informar que, apesar de eu ter traduzido, entrei em contato com o Keith, solicitando a autorização de publicação, mas até o presente momento ele não retornou. Sendo que, como já havíamos trocado e-mail antes, e eu já havia conseguido autorização para traduzir outros dos seus tutoriais (em breve por aqui hehe). Estou colocando a disposição dando os devidos créditos ao autor.

Você deve estar se perguntando... Mas Francis... Então por que diabos você colocou este tutorial então? A resposta é simples: Quero seguir uma sequência crescente de lições ;P

Espero que seja útil.


Francis ;P


Dica Rápida de Animação
Centro de Energia e Personalidade

Título Original: Power Centers & Personality.
Autor: Keith Lango - keithlango.com
Tradução: Francis Viveiros - francisviveiros.com

Na animação, assim como na vida, personalidade é relativa e única. A melhor maneira de apontar uma personalidade é contrastando com outra. Então quando você possui dois personagens com personalidades distintas no mesmo filme/cena é fácil ver suas personalidades (se você fizer direito). Mesmo assim, você ainda pode mostrar a personalidade de forma isolada. Se você quer desenvolver personagens com um forte senso de personalidade, então existem algumas pequenas dicas para você ter em mente. Uma delas é definir o centro de energia padrão do personagem, e usa-lo para ajudar a definir a personalidade única.

Aqui está a minha tentativa de definir o que é o centro de energia. O centro de energia é o lugar no personagem que parece ser sua fonte de energia e exerce a principal influência sobre a postura, gestos e ações. Em uma pessoa normal o centro de energia emana de um lugar que os japoneses chamam de “hara” (腹 – barriga, ventre). Geralmente fica acima dos seus quadris e corresponde ao seu centro de gravidade (COG) quando está parado. Os centros de energia tendem a sobressair nas poses que você escolher.

Aqui estão alguns exemplos verbais de alguns filmes de animação. Enquanto você lê, tente visualizar em sua mente como o caráter é moldado e dirigido por seu centro de energia. Na animação Era do Gelo (Ice Age), Sid a preguiça, possui seu centro de energia atrás do bumbum. Quando ele anda, requebra junto com o bumbum, como se tivesse uma força empurrando ele por trás. Em Monstros S.A (Monsters Inc.), Mike Wazowski possui um centro de energia um pouco acima da cabeça, como se ele fosse puxado por ele, tornando-o leve e flittish. Por outro lado, o centro de energia do Sully é menor, em torno da sua barriga ou quadril. Quando ele fica parado, ele meio que se instala dentro e fica com um maior senso de gravidade que puxa ele para baixo. Colocar esses dois personagens próximos um ao outro é um ótimo exercício. Assim, você tem personalidades distintas que são facilmente definidas. No filme Toy Story, Buzz e Woody são outros bons exemplos de contraste de centros de energia para obter personalidades distintas dos personagens. O centro de energia do Buzz Lightyear é geralmente ao redor do peito. Ele fica alto, orgulhoso e confiante, com ombros para trás, peito para fora, queixo para cima e as mãos firmemente colocadas nos quadris. Woody tem um centro de energia mais elevado em torno da sua cabeça. Seus gestos tendem a ser mais leves e altos, às vezes até empurrando seus ombros para frente em uma inclinação de leve ansiedade. Enquanto isso, os gestos das mãos do Buzz tendem a ser mais fortes e mais centralizados ao seu tronco, não levantando acima do ombro, exceto em raros momentos. Ele é a sinopse da reserva e autocontrole, e pensando em seu centro de energia pode-se utilizar isso como filtro para saber como você pensa sobre o personagem. Centros de energia são como lentes que você pode olhar para os personagens e ajuda a definir quem eles são.

Aqui estão algumas poses de exemplos de como mover um centro de poder em torno de um mesmo modelo pode evocar uma impressão muito forte de personalidade.








Como eu disse antes, a silhueta e estrutura das poses para seus personagens tendem a ilustrar os seus centros de energia. E quando um personagem vai ter um centro de energia padrão para ajudar a definir a personalidade, não é absolutamente fixo. Você pode movê-lo para um efeito agradável. Deslizando mais alto e por trás dos ombros para dar ansiedade ou nervosismo. Ou transferir para frente e para baixo e torná-lo muito pesado, como um fardo invisível que vai puxar o personagem para baixo em uma sensação corcunda de tristeza ou depressão. Você pode afundá-lo para um lento e assustador efeito de poder (Shan-Yu em Mulan, muitas vezes tinha seu centro de energia baixo e lento, assim como o Hulk como vilão, francamente assustador). Você pode até mesmo movê-lo em um único “tiro” para mostrar uma mudança forte no estado emocional interno do personagem.

Indo de desespero à esperança, de confiança à insegurança, etc. Uma mudança simples do centro de energia de um personagem em um “tiro” isolado pode levar a uma pancada  real de emocão. Um grande exemplo em animação é assistir Toy Story, quando Buzz Lightyear percebe que é apenas um brinquedo. Veja como a confiança e a arrogância é drenada para fora dele, e como seu centro de energia desloca-se para baixo. Em seguida, continuando a assistir vemos quando ele tenta rejeitar a ideia, e sua decisão de tentar provar que pode voar. Assista-o endireitar-se, trazendo o centro de energia de volta ao peito, cheio de rebeldia e orgulho. É um exemplo maravilhoso desta técnica simples.

No geral acho que assistindo filmes em live action, bem como filmes de animação com um olhar mais perspicaz pode ser muito útil na tentativa de entender este conceito. Experimente ver o local onde o ator ou o animador optou por colocar o centro de energia para o personagem, e ver como isso contribui na personalidade do personagem. O truque é ser capaz de vê-lo quando você assistir, e tentar quebrar o movimento.

-k

ps: Para uma leitura de Centros de Energia, o belo livro de Ed Hooks "Acting for Animators" tem uma seção bastante completa sobre este assunto. Obrigado Ed por trazer temas como estes à mente. Esses pensamentos expressos aqui vêm principalmente do trabalho de Ed no ensino a animadores sobre os princípios da atuação. Estou apenas expandindo o tema, na esperança de ajudar a gente a entender de um modo um pouco mais fácil.

Copyright 2002 Keith Lango animation, all rights reserved. Tradução 2012 Francis Viveiros, todos os direitos reservados. Não copie sem permissão.


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