terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo Cabret


Olá Pessoas, faz muito tempo que não posto nada por aqui, me desculpem... Após 361 dias sem postar uma vírgula venho escrever a minha opinião sobre o filme "
A invenção de Hugo Cabret".

Primeiramente para quem não conhece, A invenção de Hugo Cabret é um filme adaptado de um livro homônimo, e tem como diretor Martin Scorsese – que até o momento nunca havia trabalhado com um filme de temática infantil.

Apesar de ser um filme infantil, não é necessariamente para o público infantil. É uma obra que relembra a história do cinema, e retrata em detalhes a belíssima trajetória desta magnífica arte. E, acima de tudo, uma obra de um cineasta completamente apaixonado pelo cinema (assim como nós), e graças a isso, foi campeão de indicações(11) ao Oscar entre elas, melhor filme, diretor, roteiro adaptado e fotografia.

------------------------------ Possui Spoiler ------------------------------

A vida de Hugo é cercada por máquinas e mecanismos, após a morte de seu pai (relojoeiro), o menino ficou aos cuidados do tio alcoólatra que trabalhava na manutenção dos relógios de uma estação em Paris. A única lembrança que o garoto guarda do pai é um boneco autômato, que foi salvo do esquecimento do porão de um museu em que seu pai trabalhava antes de morrer no incêndio que destruiu o local.

O menino tem certeza de que o boneco é capaz de escrever algo, uma mensagem deixada por seu pai. Mas, para tanto, precisa terminar o seu conserto. Faltam-lhe peças, e essas são supridas por meio de pequenos furtos da loja de brinquedos dentro da estação, de propriedade de um velho ranzinza, conhecido como Papa Georges (Ben Kingsley).

Papa Georges, que só após a trama desenrolar, é revelado como o magnífico George Melies (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) que foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos. Que além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa.

------------------------------ Fim do Spoiler ------------------------------

Na minha opinião foi uma das mais belas homenagens feitas ao cinema, e foi realmente incrível poder assistir boa parte da história e da obra de Melies no cinema, e ainda com ótimos recursos 3D, que poucos filmes foram capazes de usar com tanta propriedade.

Deixo a dica a todos, e que assim como aqueles que se emocionaram e ficaram como estátuas até o último segundo dos créditos no cinema em que assisti, apreciem esta verdadeira obra-prima.

Trailer oficial:

Nenhum comentário: