quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estou no Nível de Estudante. Quantas Horas Deveria Praticar? Quantas Horas Preciso Trabalhar para um Nível Profissional nos EUA?

tiptrick

Este artigo, foi escrito pelo grande Shawn Kelly, e achei ele bastante interessante de ser traduzido, afinal, nós temos uma preocupação muito grande com quanto tempo levaremos para chegar lá(eu que o diga rsrsrs). Shawn nos dá alguns exemplos, e principalmente nos dá dicas importantíssimas. Vale a pena conferir, e, quem sabe segui-las.
Espero que seja útil.

Francis ;P

Estou no Nível de Estudante. Quantas Horas Deveria Praticar? Quantas Horas Preciso Trabalhar para um Nível Profissional nos EUA?

Título Original: I'm at the Student Level. How Many Hours Should I Practice? How Many Hours Do I Need to Work at a Professional Level in the US?
Autor: Shawn Kelly - animationtipsandtricks.com
Tradução: Francis Viveiros - francisviveiros.com

Esta é uma outra questão difícil, pois a resposta é diferente para todo mundo.

Malcolm Gladwell escreveu que leva em média 10,000 horas de prática e estudo para que todos venham a se tornar realmente proficientes em alguma coisa.

Para mim mesmo, eu coloquei em uma calculadora todo o tempo que gastei estudando/praticando animação na escola (incluindo coisas como desenho de figuras), tempo com meus mentores, e animando para mim mesmo. Adicionei tudo isso acima, e percebi que meus estudos de animação antes de aterrisar no emprego dos meus sonhos na ILM foram 18,400 horas.

Isso pode parecer assustador, e me mostrou claramente que levei mais que as 10,000 horas necessárias, mas na verdade estamos falando sobre cinco anos de estudos dedicado para ter uma reel que me colocou na ILM. Eu não tenho idéia se isso é medio, rápido, ou lento, mas todos vamos ter velocidades diferentes assim como nós estudamos e absorvemos estes materiais de animação.

Eu diria que o número de horas "necessárias" para sobressair na animação pode ser radicalmente diferente de uma pessoa para outra. Eu acho que o número de horas é irrelevante -- o importante é o quanto você consegue dedicar a animação.

Para mim, especialmente durante os 2 anos que me dediquei ao máximo em aprender essas coisas, animação era minha vida. Se eu estava acordado, estava animando. E realmente não é muito um exagero. Não saia muito com meus amigos, não tinha uma namorada, eu perdi filmes que estava excitado para assistir, não joguei os games que desejava jogar, etc. Animação era minha vida.

Talvez essa não seja a forma mais saudável de se conseguir algo, mas provavelmente é o mais rápido, e certamente funciona.

Eu sei que nem todo mundo tem a opção de dedicar o dia inteiro para animação - você tem família ou trabalho não relacionado a animação e outras responsabilidades. Bem, meu conselho então é dedicar o tanto de tempo que você possa. Se tudo que você puder fazer é 5 horas toda noite após seus filhos irem pra cama, então comece gastando aquelas 5 horas animando ou estudando animação.

5 horas por noite é 1,780 horas por ano. Se você conseguir expremer um extra de dez horas por semana, então você está falando sobre 2,300 horas por ano, e derrepente 10,000 horas não parece tão distante!

Eu desejava que animação fosse algo que você poderia aprender em alguns meses, mas não é bem assim. É uma arte infinitamente complexa que leva uma vida para dominar, e que as primeiras 10,000 horas só levarão você a ponta do iceberg. Felizmente para nós, o resto do iceberg é uma tonelada de diversão para gastar as próximas 100,000 horas explorando!

Espero ter ajudado!
Shawn :)

Obs.: Traduzi este artigo, mas queria deixar claro que desde janeiro de 2009 tenho autorização para traduzir o Tips & Tricks, e que os textos aqui traduzidos pertencem a seus respectivos autores. © AnimationMentor.com All Rights Reserved.

2 comentários:

Messias Cunha disse...

Muito boa Francis, parabéns.
Bom eu ainda tenho uns 15 anos de estudos pra chegar lá, rsrsrs

Francis Viveiros disse...

Hehe, devagar e sempre, esse é o lema huehuehue