quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A importância de gerenciar o tempo.



Olá pessoas, este artigo, foi escrito pelo animador da Blue Sky Rich Fournier, e achei ele bastante interessante para ser traduzido, pois ele complementa um outro artigo que havia traduzido anteriormente. Afinal, nós temos uma preocupação muito grande com quanto tempo levaremos para nos tornarmos animadores, mas com as obrigações do dia a dia, muitas vezes ficamos impossibilitados de correr atrás desse sonho (pelo menos a maioria). Fournier nos fala de como tornou seu tempo mais produtivo para realizar suas atividades. Vale a pena conferir, e quem sabe seguir essas dicas.
Espero que seja útil.


Francis ;P

A importância de gerenciar o tempo.

Título Original: The Importance of Time Management.
Autor: Rich Fournier - animationtipsandtricks.com
Tradução: Francis Viveiros - francisviveiros.com


Como aluno do Animation Mentor, me lembro que a maior questão como um aluno novato era, "quanto tempo será que eu realmente preciso gastar para ser bem sucedido?". Havia lido uma declaração que me chamou a atenção antes que eu começasse a escola, era algo ao longo das linhas de, "Beije sua família e despeça-se, esqueça seus amigos, afinal você precisa aplicar 100% do seu tempo livre no Animation Mentor". Eu estava determinado a não ser uma dessas pessoas. Acho que eu preciso de variedade na vida. Para mim, as pessoas que comem, respiram, dormem e não pensam em nada mais além de animação, são bem chatos.

Obviamente a resposta é diferente para cada aluno, mas é assim que eu acabei fazendo.
Quando eu comecei aulas no Animation Mentor, eu estava trabalhando em horário integral, e minha esposa e eu tivemos nosso primeiro bebê. Só os dois pegaram a maior parte do meu tempo. No entanto, descobri que se eu mantivesse um cronograma bem elaborado e me prendesse a ele, eu era mais eficiente em fazer meu trabalho escolar e encontrar tempo durante a semana para me descontrair. Também achei que, gerindo melhor o meu tempo me concentrei mais em minhas tarefas, e evitei queimá-lo(não seguir o cronograma) para TER TEMPO de não fazer nada e ficar longe do computador.

Minha agenda era algo assim: durante a semana, eu ia trabalhar a partir das 9hs às 18hs. Esta parte foi sem noção. Eu chegava em casa, jantava com a minha família. E depois que nós colocávamos o nosso filho para na cama em torno das 20hs, caia de cabeça em meu escritório e trabalhava em média até às 23:30hs ou meia-noite (no entanto, nunca perdi um episódio de LOST). Aos sábados, eu passava minhas manhãs trabalhando tentando chegar ao mais perfeito que pudesse, com as tardes livres para estar com minha família ou sair com meus amigos. Nas manhãs de domingo foram para as correções de última hora, e então ficava longe do computador pelo resto do dia.

Eu nunca perdi uma noite e tentei me manter fiel a isso quando comecei a trabalhar na Blue Sky. Acho que depois de um certo ponto, minha produtividade caiu, por estar mais cansado e que realmente pode ter me levado a tomada de decisões pobres, enquanto animador. Então, enquanto participava do Animation Mentor, indo para a cama em um tempo relativamente normal, eu achei que eu poderia fazer mais pela manhã do que horas após às 1hs da madrugada.

E o que fazer com o tempo livre, usar para si mesmo? Vai ter EXPERIÊNCIA DE VIDA! Como pode um animador trazer vida aos personagens se eles estão acorrentados aos seus computadores e não vivem para si mesmos?


Obs.: Traduzi este artigo, mas queria deixar claro que desde janeiro de 2009 tenho autorização para traduzir o Tips & Tricks, e que os textos aqui traduzidos pertencem a seus respectivos autores. © AnimationMentor.com All Rights Reserved.

Nenhum comentário: